quarta-feira, 4 de março de 2009

Projeto Integrando Gerações: o Monitor-Mor!

Continuação...

O Monitor-Mor

Durante a execução do projeto, em cada turma do curso de informática, os monitores participantes do ano letivo em que acontece a sua mais recente edição, são supervisionados por um monitor especial, que recebe o título de “Monitor-Mor”.

Esse monitor é escolhido pelo professor após uma observação do desempenho nas aulas, geralmente é aquele que se destaca entre os demais, assim como ser carismático e por atender a todos ou grande parte dos requisitos exigidos ao exercer a função de monitor de informática.

Esse monitor tem “cadeira cativa” e a sua exclusão do projeto acontece automaticamente quando, por motivos de força maior, pede afastamento, muda de escola ou comete falta disciplinar grave.

Em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, anualmente, são vários os candidatos a vaga de monitor-mor, alguns considerados veteranos, pois participam com verdadeiro afinco desde outras edições do projeto, alguns até desde a fundação no ano de 2001.

Além do cargo acumulativo de monitor de informática, cabe ao Monitor-Mor outras funções, como: supervisionar os trabalhos dos outros monitores, auxiliar no controle da freqüência aula-a-aula dos monitores e dos alunos; fazer relatórios de suas observações durante as aulas; tirar dúvidas sobre a atividade a ser executada pelos monitores e alunos; vistar os cadernos e atividades dos alunos; suprir a ausência de um monitor de informática quando este se vê impedido de vir ao projeto; suprir, eventual e temporariamente, a falta do professor quando precisa se ausentar da sala de aula; entre outras.

A função de Monitor-Mor é equivalente a um cargo de confiança. Ele é o “braço direito” do professor. As tomadas de decisões pelo professor são realizadas na maioria das vezes após ouvida a opinião e o ponto de vista desse voluntário.

Cada turma de alunos e de monitores de Informática tem o seu Monitor-Mor específico, de forma que um mesmo “Mor” não deve atender a duas ou mais turmas, pelas mesmas razões explicitadas anteriormente.

O Monitor-Mor é quem estabelece um canal de comunicação, sempre que necessário, com os outros monitores durante os intervalos e recreios no turno escolar das aulas regulares.

Além das funções comuns aos demais monitores, o “Mor” exerce um trabalho voltado à parte administrativo-operacional do projeto, como: detectar alunos e monitores sem o uniforme, sem material de trabalho, sondar o motivo das faltas de um determinado monitor às aulas do projeto, sugerir nomes para remanejamento entre monitores, organizar as salas quando houver festividades, entre outras responsabilidades.

Enfim, o monitor-mor exerce atividades pedagógicas, didáticas, alem das operacionais e administrativas, junto ao professor e coordenação do projeto.
O monitor-mor deve participar de todos os processos relacionados ao projeto, portanto deve estar presente em todos os encontros e reuniões realizados entre a coordenação e o professor que atua no projeto, haja vista que toda e qualquer decisão, dificuldade ou problema deve ser tratado, sobretudo, com muita transparência.

Esse integrante deve ser preparado, orientado e treinado para eventualmente, no futuro, assumir a frente de uma turma de informática, sendo responsável por uma equipe de alunos e monitores.

O certificado de participação do Monitor-Mor menciona destaque para esse cargo, ou seja, o teor não pode ser o mesmo dos demais monitores.


Uma história de sucesso!

Dentre as diversas histórias de envolvimento e dedicação ao projeto, está a de um monitor-mor e “fiel escudeiro” do professor, um jovem que junto com o professor, também é um dos fundadores do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” e atua no mesmo desde os 13 anos de idade, quando ainda cursava o 8º ano (antiga sétima série) do Ensino Fundamental.

Em 2006, já com 18 anos, foi nomeado instrutor de informática, em caráter de voluntariado, tornando-se encarregado de ministrar as aulas da turma de novatos, tendo sob a sua responsabilidade uma equipe de 20 jovens monitores e 01 Monitor-Mor.

Atualmente, é também estagiário contratado da escola, onde atua como auxiliar do Laboratório de Informática, dando suporte técnico ao Núcleo de Processamento de Dados da instituição, além de ser um dos co-responsáveis pela manutenção dos microcomputadores do laboratório.

Em razão da sua evidente dedicação, exemplo e força de vontade no projeto, a direção da escola concedeu uma bolsa de estudos integral em uma universidade particular, onde atualmente ele faz o terceiro ano do Curso de Direito.

Esse jovem, assim como outros, tem construído uma história de sucesso dentro do projeto, sempre se dedicou a esse trabalho, mostrando grande interesse pela causa do idoso.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total