sexta-feira, 5 de junho de 2009

Projeto Integrando Gerações: o professor-voluntário de informática!

Continuação...

O professor-voluntário de informática

As aulas de Informática para os idosos são ministradas por um professor voluntário, de preferência que seja profissional da instituição, onde atue como docente, de qualquer disciplina, mas que tenha alguma capacitação na área de Informática.

É imprescindível que o profissional tenha pelo menos o conhecimento técnico básico.

O professor tem a função de orientar os monitores quanto ao trabalho a ser desenvolvido, supervisioná-los e direcioná-los, bem como elaborar testes e atividades a fim de verificar se os objetivos têm sido alcançados.

A fim de atender os aspectos previstos em legislação, o professor-voluntário deve providenciar, indispensavelmente, os seguintes documentos, através dos quais será efetivada a sua participação no projeto:

• 01 fotografia 3x4 ou 2x2, recente;
• Termo de Autorização de Divulgação de Imagem, Escritos e Voz;
• Termo de Adesão ao Serviço Voluntário;
• Ter conhecimento e aceitar o disposto na Lei nº 9.608/98;
• Fotocópia simples dos documentos pessoais (RG ou Carteira de Identidade Profissional e CPF – frente e verso);
• Fotocópia simples, frente e verso, do diploma de conclusão de curso (livre/profissionalizante ou superior) ou documento equivalente;
• Fotocópia dos certificados de conclusão de outros cursos na área de Informática;

O professor-voluntário tem sob a sua autoridade e responsabilidade, entre outras de caráter didático-pedagógico, promover o bem-estar, o direcionamento das aulas, o conteúdo a ser trabalhado dia-a-dia, a elaboração de atividades, provas, testes e exercícios de fixação; aferir por meio de notas ou atribuição de conceitos, o aprendizado dos envolvidos no projeto, em primeiro lugar dos idosos e em segundo, o dos jovens; prestar contas do trabalho desenvolvido à coordenação, apresentar dificuldades e sugestões concernentes ao projeto, promover a sua própria auto-avaliação constantemente, bem como a dos seus monitores e alunos.

Fica também ao encargo do professor-voluntário, junto com a coordenação, aplicar as avaliações qualitativas, além do trabalho de orientar e avaliar os monitores e os alunos com relação aos temas transversais e outros implícitos na execução do projeto, como: voluntariado, cidadania, inclusão digital, ética, solidariedade, pluralidade cultural e responsabilidade social empresarial, se for o caso.


Sugestão de conteúdo programático ao professor-voluntário de informática

Curso de informática para a terceira idade - Nível 1 – Básico

 Microinformática:

História do computador; Definição e conceito de computador, hardware e software; Conhecendo os periféricos de entrada, saída e entrada/saída de dados; Cuidados básicos com os equipamentos (hardware).

 Práticas de digitação.

 Conhecendo o principal programa do computador: o Sistema Operacional:

Conhecendo a Tela Principal: botão Iniciar, ícones, Barra de Tarefas, Relógio; Ícone Meu Computador; Painel de Controle: vídeo, teclado, impressora, data e hora, fontes, adicionar/remover programas e hardwares e mouse.

 Processador de texto MS-Word (comandos e ferramentas básicas):

Comandos/Ferramentas: Novo, Abrir, Salvar, Fechar, Copiar, Recortar e Colar;
Formatação de fontes: tipos de fontes, tamanhos, cores, estilos (negrito, itálico e sublinhado);
WordArt;
Caixa de texto.

 Software Paint e calculadora

 Internet: Navegação, criação de E-mail e sala de bate-papo (específico para Terceira idade).

 Jogos Educativos (Atividade lúdica)


Curso de informática para a terceira idade - Nível 2 – Intermediário


 Prática de Digitação

 Processador de Texto MS-Word:

Tabelas (cor do preenchimento, cor da linha, espessuras e formas de linhas, altura de linhas, largura de colunas); AutoFormas; Marcadores e numeração; Inserção de números de páginas; Inserir cliparts (figuras); Ortografia e gramática; Caixa de Textos; Tabelas; Texto em colunas; Personalizar a Barra de Ferramentas e de Formatação; Sombra e 3D; Plano de fundo;

 Software de apresentação MS-Power Point:

Modelos de Estrutura; Criando o primeiro trabalho; Efeitos de preenchimento: Gradiente, Textura, Padrão e Figura; Efeitos de animação; Transição de slides.

 Software de planilha eletrônica de cálculo: MS-Excel (comandos e ferramentas básicas):

Criando a primeira planilha; Fórmulas básicas; Inserção de textos na planilha; Formatação de linhas e colunas; Atualização automática de dados.

Atividades práticas desenvolvidas em software de planilha eletrônica de cálculo: MS-Excel:

 Criando um boletim: (Fórmulas básicas);
 Criando uma planilha de controle de estoque (gráficos);
 Criando uma planilha de despesas e gastos mensais (atualização automática de dados).

 Internet: Conceito e origem (História da Internet), Navegação, criação de E-mail, Salas de bate-papo, portais de busca (pesquisa) e captura de imagens na WEB.

 Jogos Educativos (Atividade lúdica)

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