segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projeto Integrando Gerações: Parceiros e colaboradores!

Continuação...

Os parceiros e colaboradores

O Projeto Integrando Gerações depois de estruturado, inicialmente, contando apenas com o ensino básico de informática, é desejável que se busque pela sua expansão e crescimento, a exemplo do que atualmente é oferecido na escola onde ele se originou.

Procuramos, anualmente, sempre alçar novos vôos, como: implantar novas atividades/disciplinas, articular palestras e cursos paralelos destinados à Terceira Idade, incluir os idosos em um plano de seguro de vida, entregar souvenirs em datas comemorativas: dia da vovó, dia da amizade, dia das mães, dia do estudante, dia dos pais, semana nacional e internacional da pessoa idosa, implantamos o uniforme personalizado do projeto e confecção de crachás ou cartão do aluno, criar novas formas de entretenimento e diversão, entre outras.

A demanda por parte dos idosos é muito grande em busca de atividades que lhes dêem novas motivações, sem falar que o idoso de hoje é moderno, está sempre primando por qualidade e valorização. Gostam de estar bem informados acerca de assuntos relacionados à sua faixa de idade: como cuidados com a saúde, conhecer os seus direitos, explorar o mundo virtual através da internet e outros.

Diante disso, a busca por parcerias a fim de se implementar novas ações no projeto é primordial para suprir essas carências. Uma escola é limitada para atender a essa demanda. Isso se consegue por meio de parcerias com o setor público ou privado.

Logo, os parceiros também são atores preponderantes no projeto.

((Ver mais detalhes sobre o sistema de parceria do Projeto Integrando Gerações na página Parceiros, neste blog.))

É bom salientar que o Projeto Integrando Gerações não nasceu da maneira como se encontra atualmente. Nasceu tímido e, ao longo dos anos, se desenvolveu com a inclusão formalizada e busca constante de novos parceiros e colaboradores.

O coquetel para a aula inaugural e solenidade de formatura, os uniformes personalizados com a marca do projeto, os crachás (cartão do aluno) com leitura baseada em tecnologia de código de barras, o material escolar básico e os específicos de cada atividade oferecida no projeto (informática, artes, horticultura e outras), todas as fotocópias (provas, atividades de fixação, formulários, avisos, apostilas e outras destinadas exclusivamente ao projeto), a locação de ônibus para os passeios locais pelo menos uma vez por mês e, finalmente, os exames médicos a custo social ou gratuito, isso sempre foi angariado junto à própria comunidade estudantil, parceiros e colaboradores do projeto a título de doação, não havendo necessidade da direção da escola aplicar parte da receita, verba ou até mesmo promover campanhas para isso.

Para que todo o processo de consolidação da parceria seja bem sucedido, é imprescindível que o candidato a parceiro providencie:

• Ficha de Parceiro e Colaborador, preenchida integralmente;
• Fotocópia simples do cartão de Inscrição Estadual; (se for o caso)
• Fotocópia simples do cartão do CNPJ, com prazo de validade vigorando;
• Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do responsável pela empresa/instituição/parceria;

Antes de firmada, definitivamente a parceria, é salutar que seja feita, previamente, uma consulta junto aos órgãos de proteção ao crédito, de proteção e defesa do consumidor, bem como no judiciário, cuja finalidade é cercar-se de cuidados para não associar o nome da instituição que desenvolve o projeto à pessoas ou empresas/instituições inidôneas ou ligadas a fins escusos, uma vez que o verso da camiseta do uniforme dos voluntários (monitores e professores) e dos alunos (os idosos), é destinado para que essas empresas/instituições possam divulgar suas logomarcas ou siglas.

A parceria é estabelecida após aprovação da direção da instituição responsável pelo projeto, com base no preenchimento integral e análise criteriosa da Ficha de Parceiro e Colaborador. O objeto da parceria é estabelecido no ato do preenchimento do formulário de registro. Nesse formulário, a parte que cabe a instituição está predeterminada e, devem ser assinalados os itens conforme acordo firmado, por meio desse documento, entre o coordenador do projeto ou da direção da instituição que o desenvolve com a instituição/empresa candidata ao cargo de parceiro e/ou colaborador.

Esse acordo de parceiros é valido durante todo o ano letivo e pode ser renovado ou não para o ano seguinte.

Seja nosso Parceiro Jóia Rara!!! Veja como, clicando aqui!!

É muito importante que a coordenação do projeto em nível local, ao formalizar uma parceria, além de esmiuçar a idéia, os objetivos, a metodologia e o funcionamento do projeto como um todo, também explicitar de forma resumida, a ligação do projeto com os pontos chaves referentes aos aspectos legais (ver página exclusiva) a serem considerados, os quais o projeto encontra-se alicerçado, como: a questão da responsabilidade social a que todo segmento empresarial e institucional deveria promover e difundir, a Lei nº 9.608/98 – Lei do Serviço Voluntário, a Lei nº 10.741/03 – o Estatuto do Idoso, a Lei nº 8.069/90 – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei nº 9.394/96 – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs - 1997), instituídos pelo Ministério da Educação e outros pertinentes.

... continuaremos esse assunto na próxima postagem


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