segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto Integrando Gerações: Em busca do primeiro parceiro!

É muito bom estar de volta! E muito melhor ainda poder compartilhar, como tenho feito através deste blog (ver "postagens mais antigas"), da proposta deste programa que tem sido tão bem sucedido no que tange a integração de gerações.

Veja o quem tem falado autoridades, admiradores, jovens e até mesmo os idosos acerca desse projeto! Clique aqui!

Já foram publicadas inúmeras postagens com orientações sobre as práticas e metodologias adotadas no Projeto Integrando Gerações e com certeza, continuarei dando sequência, compartilhando cada vez mais desta idéia!

Um abraço!


Continuação...

Em busca do primeiro parceiro ou colaborador

A idéia central do Integrando Gerações está alicersada em uma parceria entre uma instituição de ensino da rede particular (em Campo Grande-MS) e o Poder Público Municipal que, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, os idosos são cadastrados e mantém vínculo sócio-recreativo, semanalmente, no Centro de Convivência do Idoso, localizado nas proximidades da escola.

Portanto, sugere-se, para a busca do primeiro parceiro que, através da direção e/ou coordenação pedagógica da escola, para a reaplicabilidade desse programa em qualquer região do País, seja mantida uma parceria nos mesmos moldes do original.

A parceria deve estar devidamente formalizada, pois visa facilitar a obtenção de informações mais precisas acerca dos idosos durante a execução do projeto, além de propiciar uma maior integração e divulgação da ação social desenvolvida integrada com as atividades da escola.

A parceria pode ser estabelecida com qualquer esfera do Poder Público, municipal ou estadual.

Caso não haja a formalização da parceria com o Poder Público, a escola, de forma interna e independente, pode dar início a uma campanha onde a própria comunidade estudantil convida os seus avós e/ou conhecidos deles para participar do projeto.

É importante salientar que, somente participam as pessoas que congregam a chamada Terceira Idade ou Melhor Idade, isto é, as pessoas idosas que tenham 60 (sessenta) anos completos ou mais, uma vez que o projeto tem como público alvo e objetiva a capacitação dessa parcela da sociedade na ára de informática e outras a critério da escola.

Para que de fato se faça valer efetivamente a parceria, caso seja estabelecida com o Poder Público, os idosos que manifestarem interesse em participar do Projeto e procurarem diretamente a escola, primeiramente eles devem ser encaminhados e orientados para procurar a Assistência Social da Prefeitura, ou do Centro de Convivência do Idoso (CCI) local ou órgão equivalente e fazer o seu cadastramento.

As assistentes sociais são encarregadas da pré-formação das turmas.

Cada turma poderá ser composta de no máximo 20 (vinte) idosos, ou conforme a capacidade do laboratório de informática da escola e número de estudantes interessados em prestar o serviço voluntário de monitoria de informática.

Após a pré-formação das turmas será fornecido, pelas assistentes sociais, para a coordenação e/ou direção da escola, um relatório constando as informações dos idosos pré-inscritos, a fim de que na escola promova-se a campanha para o processo seletivo dos futuros monitores de informática.

As informações constantes desse relatório é de suma importância, pois será com base nestas que os pretensos monitores tomarão ciência das características do público com o qual deverão lidar.


Clique aqui!

"Comunidade Oficial Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total